SISU 2019: Cronograma, Inscrições, Notas de Corte e Resultados

Preparativos para o SISU 2019, a chance para quem deseja cursar o ensino superior. o Sisu 2019 é um site onde o acesso é fácil para que o aluno possa concorrer a uma vaga na universidade pública e já irá estar em andamento.

Você sabe o que significa o SISU? Resumidamente tentaremos tirar suas dúvidas sobre a vantagem de se inscrever no Sistema de Seleção Unificada e concorrer às vagas nas universidades públicas.

De maneira objetiva, a proposta do SISU 2019 é exatamente essa, a de colaborar com os alunos que concluíram o ensino médio que deseja ter formação superior em uma das universidades federais localizadas em todo o território nacional. Para isso, poderá utilizar o caderno do aluno para estudar.

As vagas para o ensino nas universidades públicas são muito disputadas, o reconhecimento e a qualidade do ensino é um dos principais motivos pelo qual, a grande maioria dos estudantes que buscam formação superior, prestarem vestibular para essas instituições de ensino. Com isso, as chances de conseguir classificação se tornam menores, porém com o SISU é possível ampliar a concorrência por vagas.

Sisu 2019

 

Veja a importância de ficar por dentro do cronograma do SISU 2019.

Em geral as inscrições são oferecidas suas vezes ao ano, basicamente no início, mês de janeiro e entre junho ou julho.

O SISU 2019 auxilia estudantes que podem solicitar vagas pelo regime de cotas, conforme determinação da Lei que visa possibilitar que mais pessoas possam ter as mesmas chances de estudar tendo recebido um diferencial na qualidade do ensino, entendida como inferior aos alunos das escolas privadas.

Na época das inscrições, o Governo Federal costuma divulgar amplamente em todas as mídias, para que os interessados possam se inscrever. O prazo de inscrição até agora, desde a criação do SISU, tem sido de uma semana, por isso é recomendado que os interessados não deixem para a última hora e tente se organizar para fazer inscrição.

Inscrições Sisu 2019

As inscrições do Sisu 2019 se iniciam no período de dezembro ou janeiro do ano seguinte, ou seja, obedecem à data de divulgação das notas do Enem.

Para realizar a inscrição no Sisu, todos os procedimento são realizados no site oficial do Ministério da Educação. ela é feita de forma grátis somente com os dados pessoais.

  • Se deseja realizar a inscrição veja aqui.

Resultado do SISU 2019.

Uma das exigências para participar do Sistema de Seleção Unificada é que o estudante tenha prestado o exame do ENEM, pois as notas serão consideradas para aprovação.

A nota de corte é vista com muita atenção pela organização, uma vez que é a nota mínima permitida que o aluno pode ter tirado na matéria escolhida. Para saber mais, verifique na consulta pública do SISU 2019.

O resultado do SISU é disponibilizado na semana seguinte, caso confirme a aprovação, o estudante deve se dirigir a universidade selecionada para providenciar a matrícula.